Coroinhas de Santo Aleixo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Virgindade de Maria

A VIRGINDADE DE MARIA

OBJEÇÃO: Os católicos ensinam que Maria ficou sempre virgem. Porém, em vários lugares da Bíblia ( por ex. Mc 3,31-32) lemos de irmãos de Jesus. Portanto Maria devia ter outros filhos, além de Jesus!

RESPOSTA:a) Na linguagem bíblica, "irmão" é freqüentemente usado em lugar de primo, sobrinho, tio, parente.

b) Os evangelistas Mateus e Marcos, ( em Mt 13,55 e Mc 6,3 ) enumeram como "irmãos de Jesus": Tiago, José, Judas Simão: Porém, na cena das crucificação de Jesus, João Evangelista coloca debaixo da cruz: "Sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena". Enquanto Marcos acrescenta, que esta outra Maria ( irmã de Jesus) era mãe de Tiago, o Menor, e de José. Estes últimos eram portanto sobrinhos de Maria Santíssima, e primos de Jesus ( Jo 19,25 e Mc 15,40 ). Ora, Judas ( Tadeu) Apóstolo, declara-se, no início de sua carta apostólica ( Jd 1,1 ) "Judas", servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago". O mesmo se dá com Simão Apóstolo.

c) Alguns "crentes" teimam tirar uma conclusão ( errada!) de que Maria, depois da concepção virginal do Salvador, tinha relações e outros filhos com José, dos três seguintes textos bíblicos;

1º Mt 1,18: "Maria, sua Mãe, estava desposada com José, Antes de coabitarem, ela concebeu por virtude do Espírito Santo". RESPOSTA: "Antes de coabitarem" significa apenas: "Antes de morarem juntos na mesma casa". Isso aconteceu, quando "José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa ( Maria)"(Mt 1,24 ).

2º Lc 2,7: "Maria deu à luz o seu filho primogênito". EXPLICAÇÃO: É errado concluir, que devia seguir o segundo ou mais filhos. A lei mosaica exige:" Consagrar-me-ás todo o primogênito ( primeiro gerado ) entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu."( Ex 13,2 ). é Também, quando o primogênito era filho único. Um exemplo: No Egito foi encontrada uma inscrição judaica: "Arisoné entre as dores do parto morreu, ao dar à luz seu filho primogênito".

3º Mt 1,25: ( Só em algumas traduções) "José não conheceu Maria ( = não teve relações com ela) até que ela desse à luz um filho ( Jesus)".EXPLICAÇÃO; Seria errado insinuar, que depois daquele "até" José devia "conhecer" Maria "Até" na linguagem bíblica refere-se apenas ao passado. Exemplo: "Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte"( II Sm 6,23).

d) Como fidelíssimo observador da Lei de Moisés, Jesus não podia, na hora de sua morte na cruz, confiar sua Mãe a João Apóstolo ( Jo 19,26 ) mas devia a tê-la confiado ao filho mais idoso dela, se ela de fato os tivesse.

e) Por isso, o Símbolo dos Apóstolos, que é mais antigo do que o Cânon dos Livros Sagrados, reza "Nasceu da Virgem Maria". No sentido de Sto . Agostinho: "Virgem concebeu, Virgem deu à luz, Virgem permaneceu".

Conseqüentemente, os "irmãos"( primos, parentes) de Jesus, tão freqüentemente mencionados nos escritos do Novo testamento, nunca são chamados filhos de Maria, nem filhos de José, confirmando a tradição apostólica.

f) Até os Muçulmanos, nos seus livros sagrados, veneram a Mãe de Jesus como Virgem.

Portanto, a acusação contra a virgindade de Maria, mãe de Jesus, demonstra apenas a ignorância ou malícia dos acusadores.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário