Coroinhas de Santo Aleixo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sábado ou Domingo

SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO OU DOMINGO

OBJEÇÃO: A Bíblia ordena ( EX 20,8s) : "Lembra-te de santificar o dia de Sábado". Por que, então, os católicos guardam o Domingo?

RESPOSTA: Em Mc 2, 27-28 afirma Jesus: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado." Sendo, pois, Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para o Domingo, o dia da sua Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como o atesta toda a tradição cristã. ( Mc 16,9 e At 2,1)

Provas indiretas da santificação do Domingo já no tempo dos Apóstolos achamo-las em At 20,7: "No primeiro dia da semana ( domingo), estando nós reunidos para a fração do pão (santa missa) Paulo falava..."

Em I Cor 16,2: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte..."

No último livro da Bíblia, no Ap 1, 10 São João Evangelista já usa a nova denominação cristã, "Domingo" é "Dia do Senhor", em lugar do judaico "primeiro dia da semana", ou do romano "dia do sol", é testemunhando de que já naquela época os cristãos celebravam este dia, chamando-o de "Dia do Senhor é Ressuscitado".

Quase todos os biblistas estão de acordo com os cientistas, de que os sete dias bíblicos da criação, não eram 7 dias de 24 horas, mas 7 dias, épocas, de milhares de anos. E não existe povo ou cultura, que possa historicamente provar , qual dia da nossa semana era o 1° dia. O "sábado" bíblico, na língua hebraica, está relacionado com "descanso" e com "sétimo" dia. Daí a intenção do Autor da Bíblia era : ordenar à humanidade que trabalhasse durante seis dias e descansasse no sétimo, dedicando-o em sua honra. Por isso a Igreja Católica respeita os muçulmanos que celebram "o sétimo do descanso" na nossa Sexta-feira; como também os judeus que o celebram no sábado. Enquanto os cristãos, desde primeiro século, escolheram para o dia do descanso, o dia histórico de domingo, o dia da nova criação em honra do "novo Adão, Ressuscitado" Jesus Cristo.

Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário