Coroinhas de Santo Aleixo

terça-feira, 25 de maio de 2010

Como ler a Bíblia

COMO LER A BÍBLIA

A leitura bíblica muitas vezes é indicada por abreviaturas, números e letras. Para aproveitar melhor essas indicações, veja como buscar corretamente os textos bíblicos.

A ordem será sempre essa:

Título do livro (abreviatura), capítulo e versículo.

As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bíblias, para não dizer todas, possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores.

A vírgula (,) separa o capítulo do versículo e não se coloca espaço após o sinal. Exemplo: Ef 4,21 (Epístola aos Efésios, capítulo 4, versículo 21).

O ponto (.) indica um pulo entre os versículos (Jt 1,8.13 – Judite, capítulo 1, versículos 8 e 13).

O traço (-) indica que o intervalo todo deve ser lido. Se a indicação for Is 3,1-9, deve-se ler do livro de Isaías, no capítulo 3, os versículos de 1 a 9, inclusive.

O traço também pode significar que a leitura deve se estender de um capítulo a outro. Por exemplo: Jó 11,6-13,12. Então, no livro de Jó, deve-se ler do capítulo 11, versículo 6 até o capítulo 13, versículo 12.

Outro símbolo importante é o ponto e vírgula (;), que separa as indicações dentro de um mesmo livro, ou até mesmo de livros diferentes. Ecl 3,6;7,14 – Eclesiastes, capítulo 3, versículo seis e capítulo 7, versículo 14. Ou então Mt 2,3;Lc 7,4 – Evangelho Segundo São Mateus, capítulo 2, vesículo 3 e Evangelho Segundo São Lucas, capítulo 7, versículo 4.

Outra variação na leitura bíblica é o aparecimento de algumas letras, como um esse(s) ou dois esses(ss), que indicam a leitura de um ou mais versículos logo após o indicado. Então se você encontrar Dn 3,1s siginifica que você deve ser o livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1 e seguinte. E se estivesse Dn 3,1ss? Então deveria-se ler Daniel, capítulo 3, versículos 1 e os dois seguintes.

Outras letras, como (a), (b) ou (c) indica que se deve ler uma parte específica do versículo. Por exemplo, Jo, 21,20a: Evangelho Segundo São João, capítulo 21, a primeira parte do versículo 20. Se estivesse a letra (b) após a indicação do versículo a leitura seria a segunda parte do versículo e (c), a terceira parte.

Se o livro possuir apenas um capítulo, então aparecerá apenas a indicação do livro e do versículo. Jd 18 (Epístola de São Judas, versículo 18).

Mas se não houver nenhuma pontuação, significa que todo o capítulo deve ser lido. Em 1Jo 5, deve-se ler a todo o capítulo 5 da Primeira Epístola de São João.

Veja também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário