Coroinhas de Santo Aleixo

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Posturas e gestos simbólicos

Gestos simbólicos

Gestos simbólicos são ações que têm a mesma função do símbolo, isto é, nos transportam para outra dimensão, outra realidade, que, porém tem relação com o gesto simbólico. Por exemplo, no inicio e no fim da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras “Em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo”. É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a quem invocamos nesses momentos.

Esses gestos são importantíssimos em um ato litúrgico e na nossa vida na fé!

Posturas, movimentos e gestos

Nas celebrações litúrgicas, as diversas posturas ou atitudes são expressões corporais simbólicas que expressam uma relação com Deus.

Apresento as principais posturas:

  • Estar em pé: é a posição do Cristo Ressuscitado, onde obedecemos e estamos preparados para levar o exemplo de Jesus Cristo.
  • Estar sentado: é a posição de escuta, de diálogo, de quem medita e reflete.
  • Estar ajoelhado: é a posição de quem se põe em oração profunda, confiante.
  • Genuflexão: faz-se dobrando o joelho direito até o solo. Significa adoração, pelo que é reservado ao Santíssimo Sacramento, quer exposto, quer guardado no sacrário. Atenção coroinhas: Não fazemos genuflexão nem inclinação profunda àqueles que transportam os objetos que se usam nas celebrações, por exemplo, a cruz, os castiçais, o livro dos evangelhos. Não fazemos genuflexão para imagens.
  • Prostrar-se: significa estender-se no chão; expressa profundo sentimento de indignidade, humildade, e também de súplica. Usamos na sexta-feira santa, no inicio da celebração da paixão.
  • Reverência (vênia): sinal de reverência e de honra que se presta às pessoas ou às imagens. Faz-se inclinação diante da cruz, no inicio e no fim da celebração; ao receber a benção; quando, durante o ato litúrgico, há necessidade de passar diante do tabernáculo; antes e depois da incensação, e todas as vezes em que vier expressamente indicada nos diversos livros litúrgicos.
  • Erguer as mãos: é um gesto de súplica ou de oferta do coração a Deus. Usadas no pai-nosso e cantos de louvor.
  • Colocar a mão no peito: é expressão de dor e arrependimento dos pecados. Este gesto ocorre na oração Confesso a Deus todo-poderoso...
  • Silêncio: é atitude indispensável nas celebrações litúrgicas.


Conheçam também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário