Coroinhas de Santo Aleixo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tempos Litúrgicos - Advento

ADVENTO

O termo advento ou vinda (do latim adventus), foi aplicado antigamente para a chegada do imperador. Significava também o aniversário de um importante acontecimento. A Igreja adotou essa palavra para indicar, antes de tudo, o nascimento de Jesus e o seu aniversário; depois, a preparação para tal acontecimento e, por fim, a expectativa de sua segunda vinda. Eis o que diz atualmente o Calendário Romano:

"O tempo do Advento possui dupla característica: sendo tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos" (n. 39).

O Advento começa quatro domingos antes do Natal e marca o início do ano litúrgico. Em seu início, os textos litúrgicos referem-se à segunda vinda de Cristo, mas logo, com mais ênfase a partir de 17 de dezembro, passam à preparação imediata de sua vinda na carne, seu nascimento em Belém.


Aspectos litúrgicos

Advento é o tempo que precede e prepara o Natal. Começa quatro domingos antes do Natal e marca o início do ano litúrgico. As leituras, principalmente o evangelho, focalizam temas específicos para os domingos:


1. Primeiro domingo: espera vigilante do Senhor e anúncio do seu retorno. Devemos estar alertas.

Ano A: Mt 24,37-44: "vigiai".

Ano B: Mc 13,33-37: "vigiai".

Ano C: Lc 21, 25-28.34-36: "vigiai".


2. Segundo domingo: convite à conversão, mediante a pregação de João Batista. Se o Reino de Deus está próximo, é necessário preparar os caminhos do Senhor.

Ano A: Mt 3,1-12: "convertei-vos".

Ano B: Mc 1,1-8: "endireitai as estradas do Senhor".

Ano C: Lc 3,1-6: "preparai o caminho do Senhor".


3. Terceiro domingo: testemunho dado por João Batista a respeito de Jesus. Anúncio dos tempos messiânicos. Alegria.

Ano A: Mt 11,2-11: "curas e sinais".

Ano B: Jo 1,6-8.19-28: "Cristo no meio de nós".

Ano C: Lc 3,10-18: "o que devemos fazer?".


4. Quarto domingo: anúncio do nascimento de Jesus a José, a Maria e a Isabel.

Ano A: Mt 1,18-24: anúncio a José.

Ano B: Lc 1,26-38: anúncio a Maria.

Ano C: Lc 1,39-45: anúncio a Isabel.


Evidentemente a liturgia do Advento não se limita aos domingos. O lecionário propõe leituras próprias também para cada dia das quatro semanas do advento. As diversas orações desse tempo (antífonas, coleta, oração sobre as oferendas, oração depois da comunhão) nem sempre estão intimamente ligadas às leituras; mas, de alguma forma, exprimem os temas do Advento ou simplesmente os da salvação do mundo e do ser humano, realizada pela encarnação de Jesus.

Aspectos celebrativos e sugestões pastorais

O tempo do Advento deve ser vivido com fervor de vida e profundo desejo de conversão. Em sua vinda entre nós, Jesus espera que tenhamos coração aberto para Deus e generoso para os irmãos e irmãs. Muitos anúncios comerciais e o estímulo ao consumismo podem distrair-nos do verdadeiro sentido do Natal. Fiquemos atentos para não cair na armadilha de pensar que Natal é feito só de comidas, bebidas e bens materiais. As coisas do espírito devem envolver-nos nesse tempo de preparação e celebração do Natal do Senhor. Em vista de ajudar a alcançar esse objetivo, apresentamos algumas sugestões:


Novena de Natal. Famílias se reúnem a fim de preparar, com orações, cânticos, escuta da Palavra de Deus e partilha de vida, a celebração do nascimento de Jesus. Oxalá todos se sintam motivados a participar desses encontros, que são estímulo à prática de boas obras e ao exercício da solidariedade.


• Presépio. Prepará-lo em casa e na comunidade.


Coroa do advento e as quatro velas.


Celebração penitencial. É conveniente que haja, na comunidade, alguma celebração penitencial. Trata-se de um tempo litúrgico em que os textos bíblicos insistem sobre a necessidade de mudança de vida. O Ritual da Penitência propõe um exemplo de "celebração penitencial no tempo do Advento".


Árvore de Natal. Cada família usará criativi­dade para prepará-la.


• Cor roxa. No tempo do advento, usa-se a cor roxa, sinal de penitência e conversão, porém no 3° domingo, por ser considerado domingo da alegria, pode-se usar o rosa.

Ornamentação do altar. Pode-se ornamentar o altar com flores, porém com moderação, conforme a natureza desse tempo litúrgico. Convém que o ornamento seja colocado não sobre o altar, mas junto a ele.


Vejam também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário