Coroinhas de Santo Aleixo

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os 7 Sacramentos

Sacramentos são os canais da graça de Deus até nós. Trazem a nós a salvação que Jesus conquistou para nós com os méritos de sua Paixão, morte na Cruz e Ressurreição.
A Igreja é o grande Sacramento da Salvação, que Jesus instituiu para ministrar (distribuir) os Sete Sacramentos. 

É pela Igreja que se salva. Ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28). É a Arca de Noé que abriga do dilúvio do pecado.

Os Sete Sacramentos foram todos instituídos por Jesus para salvar o homem.Cada sacramento é um sinal eficaz (água no batismo, óleo no Crisma, etc...) que transmite a graça de Deus. Ele não depende do ministro que o ministra (depende só de Cristo), mas os seus frutos dependem da disposição (preparação) com que a pessoa o recebe. 

BATISMO

Foi Jesus quem mandou a Igreja batizar (Mt 28, 18-20; Mc 16,15-17).O Batismo faz a pessoa participar da morte e ressurreição de Jesus (Rom 6, 3ss). Aplica-se naquele momento o poder da morte de Jesus à criança. Ela morre misticamente para o pecado, para o mundo, Satanás, e renasce para a vida em Deus (2 Cor 5,17). Jesus resgata a pessoa, no Batismo pelo seu sangue e sua morte (1 Pe 1, 18-19). O Batismo torna o batizado: 

• filho de Deus.
• membro de Jesus Cristo (1 Jo 15, 5ss) (Igreja).
• herdeiro do Céu.
• apaga o pecado original e os pessoais.

. Ninguém pode receber os outros sacramentos sem ser batizado.
. Ninguém pode ser batizado mais de uma vez.
. Em caso de morte qualquer pessoa pode batizar.

CRISMA OU CONFIRMAÇÃO

É o sacramento que confirma e complementa o Batismo. Traz o Espírito Santo à pessoa pela imposição das mãos do Bispo, como faziam os apóstolos (At 8, 14-17). A pessoa é renovada no Espírito Santo, para seguir Jesus e testemunhá-la com poder (At 1,8) e santificar se pelos seus frutos (Gal 5,22) e Dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus (Is 11) e carismáticos (1 Cor 12, 4ss). 

EUCARISTIA

É o corpo, sangue, alma e divindade de Jesus presente no pão para ser nosso remédio contra o pecado e alimento para a alma. 

Jesus disse: ”Isto é o meu corpo... o meu sangue”. (Lc 22, 19ss ; Mt 26,17´28 ; Mc 14,12´24)
Falar da missa é a celebração do mistério da Redenção (Salvação). A missa atualiza, torna presente, o mesmo sacrifício de Jesus no Calvário, e o prolonga na história. Celebrar a missa é participar de maneira incruenta (sem sangue e dor) do mesmo sacrifício de Jesus. É a imolação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Enfatizar a sua importância para a vida espiritual. 

PENITÊNCIA OU CONFISSÃO


É o sacramento do perdão e da cura da ferida do pecado. 

Foi o primeiro sacramento que Jesus instituiu após a sua ressurreição, no mesmo dia. Veja (Jo 20,19-23) e acentue o versículo 23. A necessidade de se confessar com o padre. É necessário quando há pecado grave. Fale sobre o pecado. Algo que se comete contra a lei de Deus (os 10 mandamentos, etc...). Para haver pecado é preciso saber, querer e fazer o mal. 

A confissão com o padre nos dá uma salutar humilhação e ele nos orienta na vida espiritual. Ele perdoa pela autoridade de Jesus, que pagou o preço do pecado com o seu sangue.Para uma boa confissão é preciso preparação: exame de consciência, arrependimento dos pecados, propósito de não pecar, confissão com o padre e cumprir a penitência.É necessário confessar-se com humildade e sinceridade (não esconder nada do confessor).


UNÇÃO DOS ENFERMOS

Sacramento para os enfermos graves. Explorar (Tg 5,13-16). A unção é para curar o enfermo, não para matá-lo. Prepara-o para a morte, se esta for a vontade de Deus. Perdoa todos os seus pecados, conforta-o espiritualmente. 

ORDEM

É o sacramento do sacerdote. Foi instituído por Jesus quando disse aos apóstolos: “Fazei isto em minha memória”, na Santa Ceia. A Ordem faz do sacerdote um outro Jesus na terra a continuar a sua missão de salvação, por isso é ele que ministra os sacramentos, com a autoridade da Igreja. 

MATRIMÔNIO

É o sacramento para que o casal tenha a graça de Deus para cuidar bem da sua vida conjugal e familiar. É a graça para o casal crescer mutuamente e criar os filhos na fé de Deus, vencendo todas as dificuldades. (Veja Mt 19, 3ss ; Gen 1, 28 ; Gen 2,24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário