Coroinhas de Santo Aleixo

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Missa parte a parte - Ritos Iniciais


RITOS INICIAIS


Procissão de Entrada

Vai começar a Celebração. É o nosso encontro com Deus, marcado pelo próprio Cristo. Durante o canto de entrada, o padre acompanhado dos ministros, dirige-se ao altar. O celebrante faz uma inclinação e depois beija o altar. O beijo tem um endereço: não é propriamente para o mármore ou a madeira do altar, mas para o Cristo, que é o centro de nossa piedade.

Aos coroinhas: na procissão de entrada, os coroinhas devem entrar de par em par, caminhar sempre de forma regular e realizar a devida reverência ao chegar no presbitério.

Saudação

O padre dirige-se aos fiéis fazendo o sinal da cruz com a expressão "EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Iniciamos a Missa colocando a nossa vida e toda a nossa ação nas mãos da Santíssima Trindade.


Ato penitencial


O Ato Penitencial é um convite para cada um olhar dentro de si mesmo diante do olhar de Deus, reconhecer e confessar os seus pecados, com arrependimento sincero. É um pedido de perdão que parte do coração com um sentido de mudança de vida e reconciliação com Deus e os irmãos.


Hino de louvor


O Glória é um hino de louvor à Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. No Glória (um dos primeiros cânticos de louvor da Igreja), entramos no louvor de Jesus diante do Pai, e a oração dele torna-se nossa. Quando louvamos, reconhecemos o Senhor como criador e Seu contínuo envolvimento ativo em nossas vidas.

Oração Inicial

O A oração é seguida de uma pausa, este é o momento que o celebrante nos convida a nos colocarmos em oração. Durante esse tempo de silêncio cada um faça mentalmente o seu pedido a Deus. Em seguida o padre eleva as mãos e profere a oração, oficialmente, em nome de toda a Igreja. Nesse ato de levantar as mãos o celebrante está assumindo e elevando a Deus todas as intenções dos fiéis. Após a oração todos respondem AMÉM, para dizer que aquela oração também é sua.


Vejam cada parte da Missa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário